sábado, 13 de setembro de 2014

Dor alheia

  Hoje, vivemos numa sociedade egocêntrica, tola e orgulhosa. E suas raízes no cristianismo, fazem com que a dor tenha um valor maior socialmente. Não como algo inferior, mas como coisa que diz " Eu sou Cristo, sofro mais que você"..As pessoas valorizam isso, trabalhar o dia todo, estudar o dia todo, perder um amor, perder alguém especial, ficar doente com algo grave...A dor tem um valor imenso, chega a ser um orgulho...O egocêntrismo entra quando desconsideram a dor alheia e acham que sofrem mais. Isso é visível quando alguém conta o que sofre, querem provar que estão pior. A empatia, praticamente nula. ...
  É importante ter empatia, não por amor ao proximo, por simples ostentação, e sim porque pela empatia se pode firmar laços mais fortes. Entendendo a situação alheia também serve como aviso pra não cometer erros iguais, acho ela importante também porque evita de você ser tão grosseiro. E no fim, compreendendo os outros é possível entender um pouco de si, afinal são da mesma raça..
Não digo pra você "Ajude-os", cada um deve resolver seus problemas. Mas se tiver empatia, se visse na mesma situação, não gostaria de ter alguém ? Acho que sim..Mas não dê essa honra à qualquer um, dê pra quem julgar merecedor. Saiba que se julgar errado quem se ferra é você, cautela...Por fim, nem Cristo se achava sofredor, ele não saia por ai gritando que não existia, que a mãe dele era vadia e o pai retardado corno, por que você faria isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário