sábado, 7 de junho de 2014

Função da filosofia #1

  Esse é meu primeiro esboço sobre essa coisa. Vou usar meu ensino fundamental completo e ensino médio incompleto de qualidade duvidosa, a leitura de alguns livros, mesmo jovem, a minha experiência e também, algumas coisas que eu mesmo penso. Isso me desqualifica pra falar disso?  Bastante, por esse motivo chamo de esboço.
  Com tudo que estudei, na escola pública, não teve um professor que falasse disso. Não sei se não fazia parte da matéria, ou se por preguiça (da uma discussão extensa), não passaram isso. Sem contar que, desde o 1 ano do ensino médio (se não me engano), a matéria nunca saiu dos gregos. Mesmo agora no 3 ano. Até por isso to pesquisando. Nada do que li tinha algo sobre.
  Pesquisei na net, não tem algo muito bom sobre. Uns sites diziam que era pra refletir, pensar. Coisa que discordo, porque pensar qualquer um com um cérebro consegue, mesmo esse pensamento sendo algo escroto. A filosofia é uma fonte, claro, mas até uma bunda grande faz você pensar, ou acha que "Como quero fuder essa bunda" não é pensamento? A outra ideia era de criar conceitos. Não acho tanto, até achava certo tempo, mas depois de ler um aforismo do Ghiraldelli que dizia que uma filosofia presa à conceitos é limitada.(Desculpa se não lembrar). Acho que a filosofia está longe de ser limitada, foi ela que nos levou até a lua!! A lua !! Então, essa dela ser só pra criar conceitos, acho que não. Não que conceitos não sejam importantes, porém essa função é limitada demais.
  Agora vai a minha ideia : a filosofia serve pra garantir nossa sobrevivência. Aprendi na escola que era felicidade, porém ser feliz sem pensar na sobrevivência é tolice. Portanto sobreviver como objetivo primeiro e felicidade como a última. Já que ser feliz garante a sobrevivência. Sendo feliz se liberta da possibilidade de suicídio, ou de numa situação de fraqueza(tristeza), te escravizarem. Como as religiões buscam, pessoas em necessidade, porque estão frágeis, fáceis de dominar. Alguém saudável, feliz, dificilmente será escravo. Pessoas felizes não precisam  de ilusões pra aguentar o mundo, não precisam de textos bobos dizendo que são melhores por sabe-lo ler. E também, não precisam de um amor escravo, onde só estão juntos por medo do que outros dizem sobre.
  A filosofia busca a melhor forma de sobreviver. Cada reflexão( mesmo a metafísica) existe exatamente por isso. Não existe obrigação de seguir. E não existem garantias. Sobreviver e ser feliz é com você. A filosofia busca a melhor maneira, que só os filósofos e pessoas com cérebros existentes, consideram e talvez apliquem.
  A filosofia se mostrou útil quando a partir dessas reflexões, vieram coisas como matemática, astronomia e até política, se mostraram facilitadoras da sobrevivência. Quando começou a ser possível construir grandes prédios, arte em alta qualidade e até ser usada em guerra. Quando a partir da astronomia, prever quando será a próxima colheita. E até a política ( sério mesmo), quando na criação da democracia e de melhorias da administração da polis, foram vistas até por cegos.
  Sua função(da filosofia) é buscar a melhor forma de sobreviver. É o se esconder na mata e emboscar a caça. É tomar ar antes de mergulhar. O caminho atalho pra cidade do ouro. Ela é sobreviver da melhor forma possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário