terça-feira, 8 de abril de 2014

Ideias e estados

  Acontece toda hora. Eu cheguei a pensar que não acontecia e etc, mas percebi que realmente tudo muda. Não da mesma forma, ou do mesmo modo, enfim, mudam. Toda ideia funciona como a matéria, algumas são sólidas, algumas são "liquidas" e outras "gasosas". Só que tem um detalhe, as ideias ficam em constante contestação do tempo, independente de seu "estado" . 
  Ideias gasosas são aquelas que não tem base na realidade e são criadas com o medo e por um certo ego. Acontece isso, por exemplo, quando alguém pensa que o mundo conspira contra ela, ideia que morre se lembrarmos que a maioria que pensa assim, não passam de desconhecidos sem valor. Não sabem nada importante, não tem algo que muita gente queira......Apenas ligando essa ideia ao real foi contestada e destruída, logo ela é uma ideia gasosa.
  Ideias líquidas tem uma base na realidade, mas são equivocadas. Ou seja, podem até ter uma ligação com o real, mas não são ideias que o reproduzem. Por exemplo, pensar que gays podem extinguir a humanidade. Gays existem e a ideia que podem acabar com a humanidade equivocada. Eles são uma minoria, simples assim. Não tem como acabarem com a humanidade. E também o simples fato de ser gay não diz como a pessoa vai ser, o mesmo ocorre com qualquer outra característica externa.  É uma ideia que precisa de mais conhecimento pra se acabar, portanto líquida.
  Ideias sólidas podem ser os fatos, que necessitam de uma gama de conhecimentos para serem refutadas. Como a ideia de que a terra era o centro do universo..Foi preciso estudar e muito pra se tirar essa conclusão. Sem isso, dizer qualquer outra coisa era dizer bobagem..Não haviam provas. E quando descoberto algo que provasse e derrubasse aquilo, se quebrou e tomou seu lugar o heliocentrismo. Ideias sólidas são baseadas no real e não mostram uma ilusão, como ocorre nas ideias líquidas. Para derrubá-las é preciso muito tempo e muitos conhecimentos para que aquilo que parece tão imortal, morra.
  O que define o estado de uma ideia é a conexão que tem com o real. Quanto maior, mais sólida, e menor, gasosa. Enfim, não sei me equivoquei em algum ponto, como sempre, ideias evoluem.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário