segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Blablabla Por favor pare com a autoajuda

  Quando você está triste, não sei se é um reflexo institivo, uma piada ruim copiada de um comediante mais ruim ainda, ou apenas uma coisa chamada "Achoqueeuentendoavida". As pessoas dizem : "Levante a cabeça, siga em frente. A vida não é fácil, você tem que ser forte.". Isso não ajuda, você acha que dizer pra alguém triste ser forte ajuda ? Não ajuda em nada. Não importando o estado financeiro, status social, harmonia familiar, uma pessoa triste não tem autoestima. Ela não vai se identificar com a parte de ser forte, seguir em frente e com certeza ela já sabe que a vida não é fácil. Ainda piora tudo, não sabendo disso, a pessoa que tenta ajudar por não compreender, acaba por fazer o triste se sentir incompreendido. Por que fazer tamanha maldade ? Realmente não sei !! Temos que definir aqui o porquê de alguém se entristecer para os leigos : 1 tem um problema não resolvido, 2 doença, 3 coração partido, 4 perda de alguém importante (ex : melhores amigos), 5 o sonho morreu ( ex : "X amava jogar futebol. X perde as pernas, logo não poderá jogar), 6 traumas em geral e 7 outros (sempre tem a ver perda, defeito e etcs).
   O que mais fica na cabeça de uma pessoa triste são os problemas. Passam muito tempo tentando achar uma solução. Às vezes não conseguem resolver um problema por ser realmente muito difícil de resolver, ou se esse tem um trauma relacionado. A melhor maneira de ajudar alguém com problemas e que está triste por isso, não é falando pra ela "ser forte"(que geralmente não passa de uma bobagem, ocupar a cabeça com outra coisa, não resolve o problema) , mas sim ajudar a resolver o problema. Quer ajudar ? Ajude, se comprometa a pelo menos pensar numa solução com aquela pessoa. Se não quer, continue repetindo suas frases de autoajuda barata !! Pronto, mais um para as estatísticas de suicidas !!
   Pensando junto com a pessoa na solução do problema pode ser muito bom. Muito melhor do que qualquer coisa. Nisso, a pessoa começa se sentir um pouco melhor. Começam a pensar "Poxa, alguém se importa comigo.". O que é muito bom. (Vocês não tem noção). Se você realmente quiser ajudar, mesmo, não tem melhor maneira do que se envolver na resolução do problema. Mas lembre-se : Você nunca resolverá um problema que não é seu !! Você pode dar assistência, mas nunca conseguirá resolver o problema dela. A única pessoa que conhece toda a extensão do problema é a pessoa que tem o problema. Por exemplo : Você (mesmo tentando) nunca ajudaria uma gordinha com problemas de autoimagem apenas a mandando se exercitar, ajudando nisso e dizer que resolveu tudo, apenas pelo fato de ela ter emagrecido. Não. Você não sabe de todo o problema (nunca saberá), portanto não pode dar como acabado ou ditar sua existência.
   Com esse texto, to tentando simplesmente dizer, que é tolo acreditar que frases e pensamentos positivos ajudam pessoas tristes. Piora, a ilusão destroi tudo. Se realmente quer ajudar, se comprometa a ajudar, não saia por ai dizendo os "seja forte", "siga em frente", assim você ajuda aumentar a angústia. Não menospreze os problemas da pessoa, só o fato de ela não viver numa guerra ou não passar fome não ajuda, só piora. Se não quer ajudar ou não pode se comprometer a ajudar, por favor, cale a boca !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário