sábado, 1 de junho de 2013

Sonhar com o diabo, não é algo ruim

  Nos últimos meses não tenho tido sonhos à noite ou não consigo lembrá-los, graças a obrigação de ter acordar às 6 da manhã. Essa semana falaram muito do Corpus Christ e então lembrei de uma coisa que li num livro que diz orações e rituais podem induzir sonhos. Deuses, anjos, demônios, personagens fictícios e pessoas podem ser tornar arquétipos, como o de um velho sábio em sabedoria e a de Afrodite em símbolo de beleza. Os arquétipos são como modelos como no exemplo que citei do velho sábio ser um exemplo de sabedoria e num sonho que tive em que meu professor de filosofia dele ser o que poderia responder a pergunta essencial que todos um dia já fizemos "Qual o sentido da vida?". Como havia lido também sobre a imaginação ativa, algo que veio da alquimia, pensei "os alquimistas eram como bruxos, e como bruxos podiam invocar deuses e também como podiam invocar demônios". Acho que esse pensamento foi preconceituoso (não conheço a alquimia muito bem) mas enfim ele me estimulou a pesquisar como invocar esses "deuses" pois seria como chamar esses arquétipos para conversar comigo de alguma maneira. O que me impressionou em sonhar com o diabo foi o fato dele dizer coisas como "Você é melhor do que imagina", "O inferno não é um lugar tão ruim assim". Isso me marcou muito.
  Com umas pesquisas que fiz percebi que tinha muito a ver com ele : meu signo é o capricórnio que é um bode assim como o diabo, gosto de sátiras e satiros são metade homem metade bode, escuto rock que dizem que a música do diabo e o diabo é bode, gosto de descobrir tenho a curiosidade em me "iluminar" e Lúcifer é o anjo da luz e eu amo música e faunos tocam flautas. Segundo o texto que li, Pan de onde veio esse conceito de meio homem meio bode, filho de Hermes o mensageiro, era símbolo de fertilidade, da sexualidade
masculina desenfreada e do desejo carnal, festejar Pan era festejar a natureza, a sexualidade de maneira primal, a bebida, o prazer e a boa música, tudo que sempre quis.
 
E a imagem que coloquei no post o que realmente significa?

(Ps: A análise do autor como eu não a compreendo por completo para escrever uma minha, vou apenas copiar e colar o conteúdo, qualquer observação minha vou adicionar um * asterisco.)

--------------------------------------------
  Na Alquimia, o uso de alegorias e imagens é muito comum para expressar idéias e conceitos. Vamos analisar com calma a figura do Baphomet:

- A imagem possui a cabeça com
características de chacal, touro e
bode, representando os chifres da
sabedoria, virilidade e abundância.
O chacal representa Anúbis (o deus-chacal) e também o “Mercúrio dos Sábios”, o Touro representa o elemento terra e o “Sal dos Filósofos” e o bode representa o Fogo e o “Enxofre fixo”(*que sempre queima segundo entendi, como a filosofia de alguma forma) Juntos, a cabeça da imagem representa os três princípios da Alquimia.

- A tocha entre seus chifres
representa a sabedoria divina e a
iluminação. Tochas estão associadas ao espírito nos 4 elementos e colocadas sobre a cabeça de uma imagem representam a inspiração divina(*ou uma mente criativa). Isso pode ser observado até os dias de hoje, em personagens de
quadrinhos que, quando tem uma
idéia, aparece uma lâmpada sobre
suas cabeças (grande Walt Disney!).

- O conjunto dos dois chifres também representam as duas colunas na Árvore da Vida e o fogo sendo o equilíbrio entre elas.A lua branca representa a magnanimidade de Chesed (Júpiter) e a lua negra o rigor de Geburah (Marte).

- O pentagrama na testa de
Baphomet representa Netzach
(Vênus), o Pentagrama (*quando crianças aprendemos a desenhar estrelas desse modo) , o símbolo da proteção e da magia.Importante notar que ele se encontra voltado com a ponta para cima. As pernas cruzadas (*como monges budistas) associadas ao cubo representam Malkuth .

- Nos braços do Baphomet estão
escritos “Solve” no braço que aponta para cima e “Coagula” no braço que aponta para baixo. Solve representa “dissolver a luz astral” e coagula significa “coagular esta luz astral no
plano físico”. Em outras palavras:
tudo aquilo que você desejar e
mentalizar no plano astral irá se
manifestar no plano físico (* Na minha opnião para mentalizar é preciso uma vontade, uma concentração, ou seja, quando você quer muito que uma coisa aconteça vá em frente, nada derruba alguém com um desejo muito grande, a não ser que seja algo utópico). Alguém ai assistiu ao filme “The Secret " ?

- Os braços nesta posição representam o “ Tudo o que está
acima é igual ao que está abaixo ”,
ou “ O microcosmo é igual ao macrocosmo”, ou “ Assim na Terra
como no Céu”. É a mesma posição
dos braços representada no Arcano do Mago no tarot.

- a imagem possui escamas,
representando o domínio sobre as
águas, ou emoções.

- a imagem possui asas,
representando o domínio sobre o Ar , ou a razão.

- a imagem possui patas de bode,
representando seu domínio sobre a Terra, ou o material. Também
representam a escalada espiritual.

- a imagem possui fogo em seus
chifres, representando o domínio
sobre o Fogo .

- Os seios representam a
maternidade e a fertilidade, e também o hermafroditismo(*como isso tem a ver comigo rsrsrs), simbolizando que a alma não possui sexo e que não “somos” homens ou mulheres, mas “estamos” homens ou mulheres.

- a imagem está parcialmente
coberta, parcialmente vestida
(atenção, irmãos e fraters),
representando que o corpo não está apenas no plano material (roupas), mas por debaixo da matéria está também o espírito (parte nua). Podemos perceber isto melhor nos arcanos Estrela e Lua no tarot.

- Baphomet está sentado sobre o cubo. O cubo e o número 4 representam o Plano Material, e estar sentado sobre ele representa o domínio sobre o plano material (vide arcanos Imperador e Imperatriz no tarot).

- O falo do Baphomet é o Caduceu
de Hermes , representando a Kundalini e as energias sexuais ativadas, a virilidade e todo o
desenvolvimento dos chakras.

- Finalmente, a figura representa a Esfinge, aquela que guarda os portais das iniciações, pela qual os
covardes não passarão. Aquele que teme uma figura por pura ignorância nunca será um iniciado (* iniciado no caminho da sabedoria e do prazer, penso eu. Eu digo que 90% do mundo não vai iniciado, acho que exagerei, mas enfim é algo para poucos).
--------------------------------------------
  Se quiserem mais detalhes sobre esse assunto vá nas fontes pois é um assunto mais rico do que se pensa. Não tenha medo, o único inferno que existe é o que você idealiza, se não idealizar um ele não existe.

Fontes:

www.rubedo.psc.br/dicjung/verbetes/imgativa.htm

www.deldebbio.com.br/2010/05/10/o-diabo-nao-e-tao-feio-quanto-se-pinta-i/

www.deldebbio.com.br/2010/05/24/zaratustra-mithra-e-baphomet/

(Ps2: Como posto pelo celular fica difícil colocar os links corretamente, para acessá-los você vai ter que copiar e colar o link na barra de navegação do seu navegador.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário