sexta-feira, 10 de maio de 2013

Rebanhos e modelos prontos de personalidade

  Alguns dizem que a pintura pode imitar a realidade, sim, isso é fato porém apenas bons pintores o fazem. A música expressa a realidade, porém apenas um bom músico o faz. Os videogames expressam a realidade e todos o fazem muito bem.
  Por que isso? Os jogos de videogame dependem de um processamento e memória para rodarem, isso os limita, por isso em jogos como GTA(San Andreas) por exemplo, muitos daqueles pedestres são iguais. Eles expressam a realidade pois neles as pessoas tem modelos.
  Isso existem modelos de pessoas. Pessoas famosas que são admiradas pela maioria, que os segue porque essa pessoa além de combinar com as regras do convívio social( que deveria ser muito básica , mas não é) , acaba mostrando outras novas aceitáveis à tal.
  Na nossa cultura temos o nerd, que deve ser intelectual, tirar notas boas e ainda ser viciado em algum jogo RPG e viciado em piadas de internet. A arrumadinha deve ser sempre organizada mas não muito, deve estar sempre arrumada e linda. Tem o idealista vive falando mal do governo e no fim é tão ruim ou pior do que quem ele ofende. Ainda tem outros milhares de modernos modelos são todos aceitáveis pela sociedade sem nem eles mesmos moverem um galho.
  Um modelo é aceito graças ao medo da reprovação da sociedade. Eles são baseados em gente famosa, o jogador de futebol, atores e atrizes famosos e recentemente os memes da internet.
  Bem, acredito eu que é uma forma de controle da sociedade sobre o indivíduo.
  De qualquer maneira é isso que eu acredito, se é verdade é outra história. Acho que uma pesquisa sociológica e a procura de padrões psicológicos nas pessoas que aderem à esses padrões de comportamento. Enfim, se vocês souberem de algo assim, coloque nos comentários.
  Por que pensei nisso? Eu vejo o tempo todo pessoas que tem as mesmas opniões, com os mesmos gostos, com as mesmas roupas, lendo os mesmos livros e fazendo outras mil coisas iguais. Pode ser uma ilusão minha, mas se vocês perceberam ou sabem de algo assim por favor coloque nos comentários.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário