quarta-feira, 1 de maio de 2013

A consciência cósmica

  A consciência cósmica para muitos é a consciência do próprio deus(qualquer um que acredite). É bonito pensar o mundo tem consciência, que cada coisa, tem uma consciência.
  Neste post, numa das minhas reflexões, numa palestra onde um guru(ou algo assim) dizia que o mundo tinha consciência,  natureza, a terra, a água, e etc. Tudo tinha consciência.
  Aí me perguntei: se tudo tem consciência, por que os outros animais não foram conscientes o bastante e não nos atacou? Por que eles não nos matarem quando ainda éramos em pouco número ?
  Não faz sentido, o mundo ser consciente. Então, pensei o seguinte, e se a consciência aparente seja dada por nós.
  Damos características humanas à animais, por que não daríamos ao mundo? Toda a consciência nas coisas é dada por nós.
  Talvez façamos isso inconscientes, é uma forma do nosso cérebro tentar compreender o mundo.
  Cada sentimento é relacionando a um objeto,como por exemplo uma tartaruga ela é lenta não porque é calma e sábia mas sim por causa de milhões de anos de evolução que assim essa espécie sobreviveu com essa lentidão e uma casca dura nas costas.
  Antes de ela ser considerada sábia e calma ela era apenas uma tartaruga sem calma e sabedoria.
  A lei da gravitação que faz os planetas girarem em torno do sol, não é nada mais do que parte a teoria da evolução, os planetas com gravidade fraca já teriam parado dentro do sol. O que faz os planetas girarem em torno do sol? O formato e fazerem a volta elipticamente(formato de elipse) talvez seja porque há picos e quedas da força gravitacional. Bem, não sou física, não estudei esse assunto à fundo, se estiver errado me corrija, pois só usei o que sei da escola e algumas reflexões.
  Mesmo assim não existe essa consciência, se existe pode ter certeza que já teria declarado guerra contra nós.
  A consciência não é cósmica, na verdade penso parecido CG Jung , penso que, consciência cósmica possa ser o inconsciente coletivo, muitos especulam que o inconsciente coletivo passe de pai para filho à milhares de anos.
  No inconsciente coletivo existem os arquétipos em comum à todos nós, deuses, mitos,personagens de filmes, pessoas famosas,etc...Arquétipos da cultura em que o indivíduo vive. E talvez no inconsciente coletivo saibamos de algo sobre o universo.
  Acredito que o inconsciente coletivo ser cósmico é uma ilusão, a natureza não tem consciência , existe por existir, sem fim, sem motivo, se ela as vezes parece ter tal consciência só é porque ela segue a teoria da evolução ( afinal a natureza é composta por seres vivos ) e os planetas giram em torno do sol por causa da gravitação, agora porque temos vida na terra, penso eu que exista em outros planetas.
  E enquanto as realidades não acredito muito na física, na verdade não sou muito boa em física. Sim talvez existam outras realidades além da física, a nossa cabeça pode criar outras realidades, que podem ou não sobrepor a realidade real, é como um óculos escuro vc vê mundo diferente através daquelas lentes.    
  Talvez "abrindo as portas da percepção" consigamos ver o mundo como ele é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário