quinta-feira, 4 de abril de 2013

Ideologia

Segundo alguns filósofos se trata de uma forma de dominação , enquanto para outros é uma visão de mundo e no senso comum como um conjunto de idéias.
 
Nesse post eu vou tentar mostrar a minha conclusão sobre tudo isso.

  Eu concordo com a terceira , sim é um conjunto de idéias que podem ser de um indivíduo ou de uma população.
  Mas há um detalhe ela pode mudar, aí quem conseguiu mudá-la pode usá-la tanto para o bem quanto para o mal.

  Ela pode ser mudada com argumentos fortes (às vezes falaciosos) e/ou bem colocados.   
  Muito utilizados em revistas, jornais, propagandas publicitárias, protestos nas ruas, discursos políticos.....etc
  A ideologia não necessariamente é uma ilusão , na verdade acho eu que visão de mundo está fora da ideologia , mas sim uma ideologia  ofuscar uma  visão de mundo.
   A ideologia também pode ser uma coleção de idéias, que pode ser jogada fora ou mantida dependendo do indivíduo.
   Acho que a melhor forma de evitar que você mesmo jogue ( quem influência não decide se você vai jogar fora a sua caixa de idéias, eles apenas te convence a fazer), seria procurar suas próprias idéias , sua própria coleção de idéias .
  Isso talvez (ainda não testado) faça com que você se torne mais imune dessas mudanças repentinas de idéias suas, mas lembre-se você não deve se fechar à idéias externas pois justamente a procura é o que realmente te protege de se tornar um alienado.
 
É só uma idéia , então comentem ajude a melhorar, compartilhe e dêem like.

 

2 comentários:

  1. Eu concordo, a Ideologia é um conjunto de ideias que temos para seguir durante a nossa vida

    ResponderExcluir