quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dicas para que a criatividade venha

    A criatividade é algo que todas as pessoas tem , a diferença é quanta e pra quê.  Eu me considero uma pessoa criativa, apesar de não realizar todas as idéias que sempre quis.
    Na vida a criatividade não se aplica exclusivamente às artes , mas em problemas cotidianos, matemáticos, sociais, sexuais, psicológicos e etc..  Ela não é algo sobrenatural, apesar de parecer inacansavel(escrito bonitamente errado), ela envolve apenas tê-la no momento mas mantê-la durante o momento até mesmo na vida.

  Com simples passos que eu mesma sigo:

1- Veja do que se trata o assunto do texto(pode ser música,pintura, situação):

  A primeira coisa deve ser analisado o assunto, parece que fazer um tema fechado é mais difícil , pois a criatividade é algo que exige liberdade. Sim , a criatividade exige liberdade, mas na prática vocês vão perceber que é muito mais fácil ter um assunto pronto.
  Porque quando você está livre para criar o que quiser ,você vai precisar de um tempo para pensar num assunto , se quiser economizar um tempo, é uma boa idéia já ter um assunto pronto.
   Para usar um assunto pronto de uma forma criativa e para evitar fazer mais do mesmo deve-se analisar o assunto e ver todos os ângulos desse assunto.
  A criatividade envolve também uma visão mais limpa sem preconceitos.

2-Se não tiver um assunto, procure:

  Quando você não tiver ou não quiser um assunto pronto.  Pare, sente-se em algum lugar tranquilo, coma aquele doce ou bebida que você gosta, fique um pouco de bobeira , relaxe. A criatividade é algo que flui.

3- Aprenda o auto-controle:

  Quando a criatividade chega, você deve entrar num estado em que todos as suas pré-concepções desapareçam e a única coisa que importa é aquele momento de criatividade.
  Continue fazendo (escrevendo , pintando ou  etc) a atividade com menos (ou nenhuma) interrupção porque a cada interrupção um pouco dos detalhes da idéia some.
  Depois tente ver (procurar) algo que outros já tenham feito e crie algo novo ser possível.

4- Anote as suas idéias:

  Eu não faço isso porquê sou uma preguiçosa, mas isso é extremamente útil.  Anotar as idéias seria uma combinação do passo um com o passo dois. Você teria que pensar no assunto anotá-lo , e depois você teria assuntos prontos criados por você. É legal sempre ter um bloco de notas a mão ou qualquer coisa para você registrar as suas idéias.

5- Tenha curiosidade:
  Isso vai te fazer enxergar o mundo de uma  forma diferente.  A curiosidade sempre vai te renovar.

  Não é um guia definitivo ou qualquer coisa do gênero. Apenas um guia que eu criei para que ajudasse algumas pessoas que às vezes tem um bloqueio criativo devido ao stress e coisas do gênero. Enfim se tiver algo legal que você faz quando não consegue escrever(ou qualquer coisa que envolva criação) para conseguir inspiração coloque nos comentários  , curta se você gostou e se quer mostrar a alguém compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário