quarta-feira, 3 de abril de 2013

A diferença entre entender e compreender

  Nesse post quero expressar conceitos que criei de entender e compreender. Que na minha opnião são muito diferentes, são como duas idéias opostas que se completam. Se vocês tiverem algo a acrescentar , use os comentários.

Entender: " Quando se domina totalmente um assunto , só abrange as ciências exatas pois nelas não há muita mudança (com algumas exceções como programação) . Neste não há o sentimento de empatia pois apenas é de coisas que podem ser previstas, como na matemática e até arrisco a dizer um pouco na sociologia e em algumas filosofias.
  O entender quando usado para entender pessoas pode tornar quem "entende" em uma pessoa limitada , até mesmo preconceituosa."

Compreensão: "Quando um ser humano vivente e residente do planeta terra apenas entende parcialmente ( o lado frio ) e por outro lado entende emocionalmente ( o lado quente) entende a outra pessoa (podem ser civilizações inteiras também) mas tem a consciência de que algo novo possa aparecer e simplesmente a entende.
  Muito evidente  em pessoas com mente aberta , os  budistas procuravam a compreensão das coisas no mundo (idéia exposta com os hippies mais tarde), em pessoas mais velhas é conhecida como sabedoria.
  A compreensão só pode ser aplicada à pessoas , as artes (como sempre procurar novas formas de pintar) e situações que exijam a constante mudança."

Diferença:
  A diferença entre a compreensão e o entender ,é que a compreensão tem um lado emocional (lado quente) e ao mesmo tempo tem um lado mais lógico (lado frio), fazendo uma mistura morna , que define um estado de equilíbrio entre frio e quente, não se deve usar a compreensão nas ciências exatas porque seria como dar sentimentos a números( como numerologia). O entender seria dominar um assunto (geralmente ciências exatas) por completo, totalmente, cada pedaço sem falta. A compreensão deve ser usada como já disse em situações que se precisa de constantes mudanças e as pessoas pois são imprevisíveis (talvez a sociologia prove o contrário). O entender te limita ao que você conhece não te dá margem de conhecer algo novo.

Vou fazer algumas revisões ,ela vai ter o mesmo nome como um número indicando qual é a versão , é a forma mais sem criatividade de dar nome à sequências.
  Acho também isso bom para vocês acompanharem a evolução das idéias .

Compartilhem, comentem e coloca o like por favor.

2 comentários: